Sob essa denominação crianças e jovens aprendem conhecimento espírita e a moral evangélica exemplificada por Jesus, apontado como modelo de perfeição para a Humanidade – Kardec, AHan. “O Livro dos Espíritos”, q: 625.
Recebemos crianças de 2 anos até jovens de 17 anos, quando a maioria segue para a Mocidade Espírita, e nos subdividimos em 7 ciclos para melhor atender à cada faixa etária.
Como a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos, mas, sobretudo com a formação moral, e como esta se inspira no Evangelho, parece-nos muito apropriada esta “ajuda” aos pais. Paralelamente às reuniões todas as crianças e jovens também participam dos passes e disponibilizamos aos pais encontros semanais com dois psicólogos, que também os esclarecem nesta tarefa de educar e criar adultos melhores. Esses conhecimentos são levados aos evangelizandos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o evangelizando reflita e formule conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.
As reuniões são realizadas num ambiente de descontração, como recomenda a didática moderna, sem misticismo, com respeito e o máximo de aproveitamento, pois o evangelizando participa, questiona, se informa, esclarece dúvidas, reflete e conclui. As reuniões prevêem ainda situações de aprendizagem em que o evangelizando é convocado a opinar quanto à prática dos ensinamentos evangélico-doutrinários que, segundo Kardec, é determinante no progresso moral da Humanidade.
O Evangelizador é muito mais que um monitor, é o companheiro, o amigo, o conselheiro, aquele que dá vida e dinamismo à aula, aquele que impregna os conteúdos da lição com o calor da certeza que tem na tarefa que realiza. Vale-se dos recursos técnico-pedagógicos indispensáveis, mas utiliza o amor como técnica por excelência.
“A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter” Emmanuel (O Consolador, q. 110), mas nós da evangelização infanto-juvenil podemos te dar uma “ajudinha”.
Traga seus filhos!
Início: domingo; dia 08 de março de 2020 das 9h às 10h15
Local: Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus